terça-feira, 6 de agosto de 2013

"Anemia falciforme"

Oi meninas,tudo em paz...espero sempre que sim...vocês já sabem que gosto de compartilhar com vocês meu dia-a-dia e as coisas que vão acontecendo e quando essas coisas podem informar o maior numero de pessoas melhor ainda...pois bem...eu desconhecia a anemia falciforme até minha sobrinha nascer e em um exame ser descoberto que ela tem o traço...A doença é mais comum em indivíduos da raça negra ...mas devido a miscigenação caso em que minha sobrinha se encaixa,pois somos da raça branca...então é bom que mais pessoas saibam de que forma se origina esta anemia.



Anemia falciforme é uma doença hereditária, que leva a uma deformação das hemácias (glóbulos vermelhos), levando-os a se desenvolver em forma de foice.
Por esta razão, as células tornam-se rígidas ou endurecidas e tendem a formar grupos que podem fechar os pequenos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue e causando crises dolorosas. Como há vasos sangüíneos em todas as partes do corpo, pode ocorrer lesão em qualquer órgão, como o cérebro, pulmões, rins e outros.
A doença é mais comum em indivíduos da raça negra, no Brasil o índice atinge 8% dos negros. Mas, devido à intensa miscigenação ocorrida no País, a patologia pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda, os chamados afro-descendentes.

O diagnóstico é feito através do exame eletroforese de hemoglobina ou exame de DNA, e nos casais portadores do traço falciforme, há um risco dos filhos virem a ser portadores da Anemia Falciforme. Por isso, é indicado o aconselhamento genético antes do planejamento de filhos e a realização do teste do pezinho. A doença quando identificada precocemente pode ser tratada e o paciente orientado para ter uma melhor qualidade de vida.

A missão do Centro de Referência em Doença Falcioforme - CERDOFI é diagnosticar precocemente a Anemia Falciforme reduzindo a morbi-mortalidade pela doença, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. Atendendo as especialidades de Hematologia Pediátrica e Adulto, Pediatria Clínica, Enfermagem, Orientação Farmacêutica para medicamentos básicos e especiais, Educador Físico e Serviço Social.

Créditos:http://www.maylu.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você chegou até aqui.
Fiquei super feliz com sua visita...vou amar ler seu comentário.

**Assim que possível retribuirei sua visita**.

Veja também

Topo