terça-feira, 12 de março de 2013

E viva o Ketchup.

                                                       


Olá meninas tentando manter os posts de acordo com o que me propus,então lembrando de uma matéria que li sobre o Ketchup,bom demais,para quem não gosta deste condimento saiba que ele faz muito bem para nossa saúde,vamos saber mais
O ketchup (também chamado de catchup ou, menos frequentemente, de catchupe) é um condimento a base de tomate, utilizado comumente para temperar "fast-foods", tais como sanduíches e batatas fritas.
Há registros de ketchup desde o século 15, quando marinheiros viajando até a China descobriram um molho feito de soja e ostras chamado ‘ketsiap’.
Na Malásia, uma outra versão deste mesmo molho tem o nome de kechap, que significa gosto. Esta versão logo teve sua receita modificada para incluir cogumelos, anchovas e raspas de limão. No meio do século 16 o ketchup apareceu em Nova Scotia e foi se transformando até chegar à versão que conhecemos hoje.
O ketchup foi disponibilizado comercialmente nos EUA em 1830,quando um fazendeiro da nova Inglaterra engarrafou e vendeu sua versão deste condimento. Jonas Yerkes popularizou o ketchup quando começou a vendê-lo em garrafas de tamanho família…
Em 1872, HJ Heinz começou a vender sua versão do ketchup, que ainda é um dos ketchupes mais consumidos no mundo, e a receita é a mesma desde então.
O ketchup contém licopeno, um antioxidante poderoso, que pode retardar o processo que leva à  terosclerose. Um estudo descobriu que os orgânicos contêm até 60% mais licopeno por grama do que as marcas tradicionais, e tem os mais altos níveis de vitaminas A, C e E.

Reduz o risco de doença cardiovascular.

Dose diária: 3 a 4 colheres de sopa

Nutrientes (por 100 g)

Energia 100 kcal

Água 68.33 g

Proteína 1.74 g

Gordura 0.49 g

Carboidratos 25.78 g

Sódio 1110 mg

Vitamina C 15.1 mg

Licopeno 17.0 mg


E que realmente seja verdade toda informação porque o vermelhinho é gostoso demais...bjs,fiquem na paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você chegou até aqui.
Fiquei super feliz com sua visita...vou amar ler seu comentário.

**Assim que possível retribuirei sua visita**.

Veja também

Topo