28 fevereiro 2014

"Diga Não ao desperdício de alimentos"


Olá meninas(os)tudo tranquilinho,espero sempre que sim...
Vi uma propaganda do Sesi falando de um curso intitulado Alimente-se bem que foca o zero desperdício de alimentos e me interessei,pena que o curso não será ministrado na capital de São Paulo...para não perder a viagem,rs...melhor dizendo o post...deixo aqui as 10 dicas para zerar o desperdício na alimentação...bora ver....

10 dicas para o combate ao desperdício de alimentos.

Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos;

Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo e, portanto, prevenir infecções. Refogue com tempero e ovos batidos, faça sucos ou adicione ao molho pesto de manjericão;

As folhas da cenoura são ricas em vitamina A (importante para saúde dos olhos, pele, cabelos e para o crescimento). Podemos aproveitá-las para fazer bolinhos ou para substituir o uso da salsinha. Elas são extremamente parecidas em aspecto e sabor;

A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas hidrossolúveis (que se dissolvem em água). Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê, ou para agregar valor nutricional ao arroz, macarrão, capelettis, etc;

A água do cozimento da beterraba pode ser utilizada para o preparo de gelatinas vermelhas. Assim você as torna mais nutritivas;

As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba, podem ser assadas ou fritas em óleo quente e servidas como aperitivo;

A casca da laranja pode ser caramelizada, para ser servida com café, ou utilizada em compotas ou mesmo para biscoitos;

A parte branca da melancia pode ser usada para fazer cocada. Já a parte branca do maracujá pode render uma deliciosa compota, que se prepara como o doce de mamão verde;

Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc.), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos;

Quando for ralar a casca do limão ou laranja, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.Via

Tabela de percentual de nutrientes em partes não convencionais do alimentos.
TipoAlimentoParte não convencionalProteínaCarboidratoLipídeoFibrasVit CCálcioPotássioFósforo
Legumes e verdurasAbóboraCasca104% +___200% +120% +______54,5% +___
BerinjelaCasca19.4% +___56.2% +29,2% +______59% +___
CenouraCasca32.4% +___182% +30,6% +______169% +___
CenouraRama306% +___438% +187.4% +_________
ChuchuCasca71,5% +___9% +207% +___21,4% +___
SalsinhaTalo______181% +___0,64% +12% +___
FrutasAbacaxiCasca102% +___203% +151% +61,5% +119% +60% +17% +
BananaCasca_________106,6% +___
GoiabaCasca110% +______40,5% +____________
LaranjaCasca22,4% +386% +137 +604% +___4607% +57% +465% +
LimãoCasca204% +143% +283% +454% +1053% +___
MaçãCasca72% +___312% +242% +102% +_________
MamãoCasca206% +______53% +___67% +43% +
MelanciaCasca39% +______164% +___388% +___

Um comentário:

  1. Lia, muito legal as dicas.
    Eu uso os talos de couve no arroz.
    Corto em cubinhos.
    A cenoura que compro não costumam vir com as folhas, mas também é legal de usar.
    Batatas podem ser cortadas e fritas com a casca, também fica gostoso.
    Nunca fiz só a casca separada frita, mas é uma boa idéia pra testar.
    Bjos

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