Pular para o conteúdo principal

"Anemia falciforme"

Oi meninas,tudo em paz...espero sempre que sim...vocês já sabem que gosto de compartilhar com vocês meu dia-a-dia e as coisas que vão acontecendo e quando essas coisas podem informar o maior numero de pessoas melhor ainda...pois bem...eu desconhecia a anemia falciforme até minha sobrinha nascer e em um exame ser descoberto que ela tem o traço...A doença é mais comum em indivíduos da raça negra ...mas devido a miscigenação caso em que minha sobrinha se encaixa,pois somos da raça branca...então é bom que mais pessoas saibam de que forma se origina esta anemia.



Anemia falciforme é uma doença hereditária, que leva a uma deformação das hemácias (glóbulos vermelhos), levando-os a se desenvolver em forma de foice.
Por esta razão, as células tornam-se rígidas ou endurecidas e tendem a formar grupos que podem fechar os pequenos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue e causando crises dolorosas. Como há vasos sangüíneos em todas as partes do corpo, pode ocorrer lesão em qualquer órgão, como o cérebro, pulmões, rins e outros.
A doença é mais comum em indivíduos da raça negra, no Brasil o índice atinge 8% dos negros. Mas, devido à intensa miscigenação ocorrida no País, a patologia pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda, os chamados afro-descendentes.

O diagnóstico é feito através do exame eletroforese de hemoglobina ou exame de DNA, e nos casais portadores do traço falciforme, há um risco dos filhos virem a ser portadores da Anemia Falciforme. Por isso, é indicado o aconselhamento genético antes do planejamento de filhos e a realização do teste do pezinho. A doença quando identificada precocemente pode ser tratada e o paciente orientado para ter uma melhor qualidade de vida.

A missão do Centro de Referência em Doença Falcioforme - CERDOFI é diagnosticar precocemente a Anemia Falciforme reduzindo a morbi-mortalidade pela doença, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. Atendendo as especialidades de Hematologia Pediátrica e Adulto, Pediatria Clínica, Enfermagem, Orientação Farmacêutica para medicamentos básicos e especiais, Educador Físico e Serviço Social.

Créditos:http://www.maylu.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Bolsa porta moeda em crochê"

Olá meninas(os)tudo tranquilo? Hoje venho mostrar essa fofura que estou louca para fazer e se você também se encantou corre e faz também ,o tutorial você encontra aqui ,beijinhos e atê a próxima.

Boneca de pano para uma princesa

Eu ando sumidinha mas só nas postagens,todos os dias sempre dou uma passada nas amigas aqui tão talentosas,hoje venho postar uma arteirice bem principiante,minha sobrinha de oito anos me pediu uma boneca de pano,isso foi no domingo passado e eu como tia coruja que sou fui no mesmo instante procurar na net moldes de boneca de pano e apareceram tantas ... Eis aqui a minha arteirice...rs...espero que gostem, ela(minha sobrinha amou)...ufa que bom....


Eis aqui os moldes da boneca de pano...só não lembro o local que retirei estes moldes,caso você saiba pode postar a origem que eu darei os créditos para a mesma...

Colcha de retalhos de cetim já terminada,aff

Enfim meninas terminei minha colcha de retalhos que estava quase dando cria,rs.... Segue as fotos,espero que gostem...