quarta-feira, 20 de março de 2013

"Anatomia ocular e suas alterações".

     +  +  = Eu 

Olá meninas,tudo bem com vocês,espero que sim.
Hoje vou falar de um assunto muito sério,nossa visão e vocês já perceberam que a minha tá feia na foto,rs...pois é a miopia e o astigmastimo me acompanham desde meus dezessete anos...faz pouco tempo,rs...brincadeiras a parte é dose viu,os anos passando e cada vez mais surgindo novidades nem tão boas assim...agora entrou para o time essa tal de hipermetropia que na verdade na vida adulta na faixa dos 40 anos se chama presbiopia(mais vulgarmente conhecida como vista cansada).
Já que não sou especialista e muito menos doutora na área de oftalmologia corri no site do dr.ºDrauzio Varella e achei essa entrevista explicando tudinho,vamos ver?


ANATOMIA DO OLHO


Drauzio – Quais são os principais elementos do olho normal?

Amaryllis Avakian – O olho é constituído pela córnea, membrana fina e transparente, semelhante a um vidro de relógio, que recobre toda a frente do globo ocular e através da qual se pode ver a íris, a parte colorida do olho. No centro da íris está a pupila, um pequeno orifício que permite a entrada da luz. (imagem 1)

Imediatamente atrás da pupila, fica o cristalino (estrutura esbranquiçada na imagem 1), uma lente por onde passam os raios luminosos provenientes do exterior.


                


Drauzio – O cristalino não é a única lente que existe no olho. Qual é a outra?

Amaryllis Avakian – No olho, existem duas lentes principais que fazem a convergência da luz: a córnea e o cristalino. Quando olhamos um objeto à distância, os raios de luz que partem dele, chegam aos nossos olhos em linhas paralelas. Para que sejam focalizados na retina, precisam convergir e isso ocorre nessas duas lentes. Ainda na imagem 1, representada pela cor de tijolo, está a retina, onde se localizam os receptores fotossensíveis.

Quando a luz que passou pela córnea e o cristalino chega à retina, as informações são transmitidas pelo nervo ótico ao cérebro. Na verdade, é com o cérebro que enxergamos. O olho é uma estrutura por onde passa a luz. Ele forma a imagem e transmite os impulsos nervosos para o córtex occipital, que fica na parte de trás do cérebro, e é nele que se processa a visão.

Drauzio
– Embora seja estranho pensar que não são os olhos, mas é o cérebro que decodifica a imagem dos objetos que estão diante de nós, há provas incontestáveis de que isso acontece. Basta lembrar que uma pessoa perderá parcial ou completamente a capacidade de enxergar se, num acidente, comprometer o lobo occipital onde se localiza o centro da visão, mesmo que seus olhos permaneçam íntegros.

Amaryllis Avakian – No recém-nascido, o olho é só uma estrutura do organismo. Se a criança tiver qualquer defeito visual, por exemplo, catarata, ou se a pálpebra não abrir impedindo que a luz entre no olho, o cérebro não será estimulado e a criança não terá visão nesse olho.

Vale repetir que o olho, em si, é apenas um órgão que permite a passagem da luz e sua transmissão até o cérebro, onde se processa a informação visual.

Drauzio – Resumindo, como funciona o olho normal?

Amaryllis Avakian – A luz incide em raios paralelos na superfície anterior do olho, que se chama córnea. Na córnea, começa a convergência dos raios luminosos, que continua no cristalino. No olho normal (imagem 2), eles caem exatamente sobre a retina, onde estão os receptores fotossensíveis, e são transformados em ondas elétricas que serão conduzidas pelo nervo ótico até o cérebro.

                      

MIOPIA


Drauzio- O que é miopia?

Amaryllis Avakian – Miopia é um defeito da visão em que, por aumento da convergência da córnea ou do cristalino ou porque o tamanho do olho é um pouco maior do que o padrão habitual, a convergência acaba ocorrendo antes da retina e por isso a visão fica embaçada (imagem 3).

                      

Drauzio – Quais são as principais características da visão
do míope?

Amaryllis Avakian
– Miopia é um defeito da visão que pode ocorrer em qualquer idade.

A pessoa míope tem dificuldade para ver de longe, mas enxerga bem de perto.

Drauzio – É interessante notar que muitos idosos míopes tiram os óculos quando vão ler. Por que isso acontece?

Amaryllis Avakian – Nesses casos, em geral, há outros problemas envolvidos. Com a idade e o aparecimento de um pouco de catarata, a convergência da luz é aumentada no cristalino. Por isso, muitos idosos que usavam óculos para corrigir a miopia, com o avançar dos anos podem não precisar dos óculos para a leitura.

No entanto, para enxergar objetos situados à distância, a dificuldade continua. Acontece que, muitas vezes, eles nem percebem o problema, porque a vida do idoso acaba ficando mais restrita.

Drauzio – À que distância começam os problemas de visão para a pessoa míope?

Amaryllis Avakian
– Tudo depende do grau de miopia que ela tiver. Em geral, ninguém nasce com esse distúrbio. Recém-nascidos, por exemplo, raramente têm miopia. Se têm, o defeito é pouco grave, mas tende a aumentar de grau com o crescimento do olho.

Drauzio – Em que idade, geralmente, aparece a miopia?

Amaryllis Avakian – Isso varia de pessoa para pessoa, mas a miopia costuma aparecer por volta da adolescência. Sabemos que a criança emétrope, ou seja, que nasce com o olho normal no que se refere à refração da luz, tem tendência para desenvolver uma forma menos grave de miopia, uma vez que o crescimento natural do olho pode favorecer a instalação desse defeito.

HIPERMETROPIA E PRESBIOPIA


Drauzio – Como você caracteriza a hipermetropia?

Amaryllis Avakian – Na hipermetropia (imagem 4), a convergência final dos raios de luz que penetram pela córnea acaba ocorrendo num ponto atrás de retina. O resultado é o oposto da miopia: a pessoa enxerga mal de perto, e bem de longe.

                   

A hipermetropia é uma característica dos olhos pequenos. Em geral, toda criança nasce com 20° de hipermetropia, mas o olho vai crescendo e o grau, diminuindo. Esse desvio é considerado normal até os quatro ou cinco anos, e não há necessidade de lentes para corrigi-lo.

Drauzio – A incidência de hipermetropia é mais ou menos comum a partir de certa idade?

Amaryllis Avakian – A partir dos 40 anos, existe um tipo de hipermetropia, chamado de presbiopia, que é vulgarmente conhecido como vista cansada. Por causa dele, pessoas que tinham visão normal até essa idade precisam de óculos para enxergar de perto.

Drauzio – Qual a diferença entre hipermetropia e presbiopia, ou seja, a vista cansada das pessoas mais velhas?

Amaryllis Avakian – A diferença está só na nomenclatura. Chamamos de hipermetropia o defeito de visão que aparece antes dos 40 anos e de presbiopia, ou vista cansada, o que aparece depois dessa idade. Em geral, depois dos 40 anos, a maior parte das pessoas precisa de óculos para leitura. Nessa fase, porém, os míopes são privilegiados porque um defeito compensa o outro, e eles tiram os óculos que corrigem a visão para longe, quando vão ler, pois conseguem enxergar com nitidez de perto.

Drauzio – Você disse que toda criança nasce com hipermetropia. Como evolui a hipermetropia a partir do nascimento?

Amaryllis Avakian – Todos nós nascemos com um grau maior ou menor de hipermetropia. É como se tivéssemos um olho pequeno que faz os raios caírem atrás da retina. No recém-nascido, a hipermetropia gira em torno de 20°. Com o crescimento, esse grau vai sendo reduzido até atingir o momento em que deve zerar. No entanto, se o olho continuar crescendo, a criança desenvolverá miopia.

Drauzio – O recém-nascido, então, enxerga mal de perto. Tem dificuldade para focalizar o rosto da mãe. Com que idade, seu olho adquire o tamanho ideal para a imagem cair exatamente sobre a retina?

Amaryllis Avakian
– Por volta dos cinco ou seis anos, a hipermetropia já é bem pequena, embora até os 40 anos a pessoa tenha um grau de hipermetropia residual, imperceptível, e que dispensa o uso de óculos.

Apesar de testes visuais em crianças pequenas mostrarem que a visão só se completa um pouco mais tarde, a partir de um ano, elas já estão vendo muito bem de perto, porém essa capacidade adquirida não é estável. Uma doença ou acidente que interfiram na estrutura do olho podem fazê-la regredir totalmente.

Drauzio – O hipermétrope forma a imagem atrás da retina. Esse é um defeito visual que pode ocorrer antes dos 40 anos. Já, depois dos 40, são muito comuns os casos de presbiopia ou vista cansada. A associação de hipermetropia com presbiopia agrava o quadro?

Amaryllis Avakian – Agrava. Se a pessoa tinha, por exemplo, três graus de hipermetropia antes dos 40 anos, depois dos 40, poderá precisar de óculos multifocais ou de lentes progressivas.

Drauzio – Miopia e hipermetropia são defeitos antagônicos. Eles podem aparecer juntos?

Amaryllis Avakian – Eles nunca aparecem juntos no mesmo olho. Isso não impede que a pessoa possa apresentar miopia num olho e hipermetropia no outro.

Drauzio – Existem estatísticas sobre a incidência de hipermetropia, miopia e astigmatismo na população em geral?

Amaryllis Avakian - Não temos estatísticas oficiais, mas existem algumas estimativas que somos capazes de levantar de acordo com a faixa etária. Praticamente, 100% das pessoas são hipermétropes quando nascem. Já os míopes são raros nessa idade. Aos sete anos, aproximadamente 70% das crianças são hipermétropes e os 30% restantes, míopes. Quanto ao astigmatismo, é difícil calcular, porque a pessoa pode ter astigmatismo e miopia ou astigmatismo e hipermetropia, simultaneamente.

ASTIGMATISMO


Drauzio – O que caracteriza o astigmatismo?

               

Amaryllis Avakian
– O astigmatismo é determinado por uma diferença entre a curvatura da porção vertical e a curvatura da porção horizontal da superfície anterior do olho, ou seja, da córnea. Pensando bem, a maioria das pessoas tem um certo grau de astigmatismo assintomático, porque a córnea é ovalada, parecida com uma bola de futebol americano.

Às vezes, porém, as alterações na curvatura do olho características do astigmatismo são provocadas por acidentes ou doenças. Por exemplo, num acidente, a pessoa pode perfurar o olho. Desse corte deriva uma cicatriz irregular, de difícil correção com óculos a ponto de haver necessidade de um transplante de córnea.

ÓCULOS


Drauzio – Os óculos nada mais são do que lentes que ajudam a corrigir defeitos da visão, mas estão cercados de mitos. Por exemplo, são muitos os que adiam o momento de usá-los, porque imaginam que aceleram a piora da visão. Isso é verdade?

Amaryllis Avakian – Os óculos não viciam. Acontece que a pessoa acaba acostumando com a melhor visão que eles proporcionam e procura usá-los sempre. Antes, talvez nem percebesse que estava enxergando mal, porque o comprometimento da visão ocorreu lentamente.

PERGUNTAS ENVIADAS POR E-MAIL

Mônica Britz – Joinvile (SC) – Por serem doenças nos olhos, quais os riscos de um portador desses defeitos ficar cego?

Amaryllis Avakian – Raramente alguém fica cego por um desses problemas. O que mais está relacionado com a perda da visão é a miopia por causa de alterações associadas, internas do olho, principalmente da retina, que é muito fina nos míopes. Para entendermos a razão, basta pensar que o olho míope é maior do que o normal e que para cobri-lo a retina fica mais esticada, mais fina e mais sujeita a formar buracos que podem provocar seu descolamento e, como consequência, cegueira. Existem, ainda, miopias que aumentam progressivamente até atingir 20°, 25°. São chamadas miopias malignas, que não causam cegueira, mas provocam perda acentuada da qualidade da visão.

Letícia Martins – Belo Horizonte (MG) –O portador de astigmatismo está fadado a ter dor de cabeça?

Amaryllis Avakian – O astigmatismo provoca mais sintomas do que a miopia e a hipermetropia. A dor de cabeça é um deles. No entanto, o uso de óculos ou de lentes de contato evita que a dor de cabeça se manifeste.

Marcos Carvalho – São Caetano (SP) – Qual a idade ideal para a cirurgia corretiva?

Amaryllis Avakian – O objetivo primeiro da cirurgia de miopia ou de hipermetropia é reduzir a necessidade de usar óculos. No entanto, dependendo do grau, não haverá correção completa nem mesmo com cirurgia, que é indicada para casos de miopia até por volta de 8°, de hipermetropia até 4° e para alguns tipos de astigmatismo.

Para realizar a cirurgia corretiva, a condição básica é que o grau esteja estabilizado, o que acontece, em geral, ao redor dos 21anos. Antes disso, ela não deve ser feita.

Muita gente nos procura preocupada com o aumento constante e progressivo do grau e pergunta se a cirurgia não interromperia o processo. Não interrompe, o grau continuará aumentando, tenha ela sido feita ou não.

Drauzio – Esse é um conceito muito importante: a cirurgia não deve ser feita antes dos 21 anos nem quando o defeito está se agravando.

Amaryllis Avakian – Existem outras condições do olho em si que também impedem a cirurgia. Na córnea, a parte anterior do olho onde a cirurgia é realizada, há alguns parâmetros que devem ser observados, principalmente os de curvatura e de espessura. Por exemplo, se a pessoa tiver 8°de miopia e a espessura da córnea for muito fina, é provável que o defeito não seja corrigido totalmente. Por outro lado, se houver alteração da curvatura como a provocada pelo ceratocone –doença em que a córnea adquire o formato de um cone – ou qualquer outra doença da superfície do olho, a cirurgia não pode ser realizada sob pena de agravar o defeito. Em casos como esses, o mais indicado costuma ser o transplante de córnea.

Drauzio – Há detalhes técnicos que devem ser muito bem analisados, porque a cirurgia não está indicada para todos os defeitos oculares.

Amaryllis Avakian – É fundamental deixar claro que a cirurgia não pode ser indicada para todas as pessoas e que apenas parte do grau será corrigida.

Silvana Ramires – São Paulo (SP) – A cirurgia corretiva tem prazo de validade? Durante quanto tempo, o olho funciona bem?

Amaryllis Avakian – O primeiro aspecto a considerar é se a cirurgia será realizada antes dos 40 anos, fase em que a pessoa costuma ter um defeito só: miopia ou hipermetropia. Nesse caso, é possível zerar o grau e enxergar bem sem óculos. Porém, depois dos 40 anos, provavelmente surgirá o problema da vista cansada e o uso dos óculos para a leitura será necessário novamente.

Drauzio – Cirurgia para vista cansada é ainda um ponto controverso na Oftalmologia…

Amaryllis Avakian – É um ponto bem controverso. Existem alguns estudos a respeito de procedimentos para a cirurgia de catarata que consistem em utilizar uma lente com a capacidade de corrigir todos os problemas de visão, tanto os para longe quanto os para perto. Trata-se de uma lente progressiva, que garante a visão para todas as distâncias e deve ser colocada internamente no olho.

3 comentários:

  1. Olá, estou mandando essa msg para todas as minhas amigas seguidoras. Sou a Cristine do blog " Invencionices de Uma Dona De casa" , mudei o endereço para http://invencionicesdacris.blogspot.com.br/

    Jah mexi nas minhas configuraçoes, agora eh necessario o proprio blog atualizar.

    Obrigada desde já pela a compreensao de todas vcs, minhas queridas amigas!

    Bjos!

    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite flor! Vim conhecer o seu cantinho e amei. Já estou te seguindo. Se você quiser conhecer o meu será muito bem vinda. Tenha uma linda noite. Sou BU 2583
    Bjs
    Ana Cristina
    Cantinho by Giuly's
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana seja bem vinda neste cantinho...logo irei ao seu...

      Excluir

Que bom que você chegou até aqui.
Fiquei super feliz com sua visita...vou amar ler seu comentário.

**Assim que possível retribuirei sua visita**.

Veja também

Topo