Pular para o conteúdo principal

Luta contra o cancro da mama: já fez a sua mamografia?


Olá meninas embora o mês já esteja acabando,vale  lembrar do Mês Rosa "Outubro-Luta contra o cancêr de mama".





A partir dos 45 anos de idade, a realização anual de uma mamografia é indispensável para garantir a saúde e bem-estar da mulher…
para além de permitir uma vigilância contínua, fazer uma mamografia regularmente é a melhor forma de assegurar um diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for diagnosticado o cancro da mama, mais eficaz será o tratamento. Se ainda não agendou a sua mamografia, está na hora de fazê-lo.





O que é a mamografia?


Uma mamografia é uma radiografia da mama que pode ajudar a detectar o cancro da mama antes que surjam sinais ou sintomas, ou seja, já foi cientificamente provado que a mamografia é a forma mais segura de se detectar o cancro da mama de forma precoce. Por isso mesmo, a partir dos 45 anos, todas as mulheres devem realizar uma mamografia de rotina anual. Porém, como qualquer exame médico, também a mamografia apresenta as suas limitações e não consegue detectar alguns tipos de cancro. Daí a importância da vigilância por parte da própria mulher – conheça bem os seus seios e esteja atenta a tudo aquilo que seja anormal!


Qual a importância da mamografia?


A mamografia é a melhor e mais eficaz forma de diagnosticar o cancro da mama, seja este precoce ou não. Sabia, por exemplo, que:


  • A detecção precoce e o tratamento adequado do cancro da mama levam a taxas de sobrevivência de 90%?
  • As mamografias, ecografias e biopsias associadas ao exame clínico dão-nos a certeza de cancro da mama em mais de 99% dos casos?
  • O nódulo na mama é o sinal mais frequente de cancro da mama, estando associado a mais de 75% dos casos?
  • Em 80% dos casos a maioria dos nódulos descobertos no auto exame da mama são benignos?


A que deve estar atenta?



Entre mamografias, é crucial que a mulher se mantenha vigilante relativamente ao seu corpo, mais especificamente, as suas mamas – ao conhecer bem a sua aparência e volume normais, é mais fácil detectar quaisquer mudanças invulgares. Não se esqueça de que os seus seios podem parecer diferentes, dependendo da altura do mês e da fase da sua vida, daí a importância de conhecê-los bem. Esteja sempre atenta a:


  • Mudanças na forma ou no tamanho da mama
  • Um novo caroço ou espessamento numa mama ou axila
  • Qualquer franzido ou enrugamento, ondulação ou vermelhidão
  • Mudanças na posição do mamilo, uma alergia ou corrimento do mamilo (secreção mamilar)
  • Dor ou desconforto que é novidade para si e que sente só num lado


Se verificar algo anormal – ou mesmo em caso de dúvida, consulte de imediato o seu médico – o diagnóstico precoce pode salvar a sua vida!


Outras formas de lutar contra o cancro da mama


  • Faça exercício regularmente.
  • Mantenha um peso saudável e uma dieta variada, rica em frutos e vegetais.
  • Beba com moderação e não fume.
  • Conheça bem a sua mama e esteja atenta a eventuais alterações da mesma. Esteja vigilante mesmo entre mamografias.
  • Visite o seu médico, para um exame clínico da mama, uma vez por ano.
  • Inscreva-se no Programa de Rastreio do Cancro da Mama (no caso de ter menos de 45 anos ou de viver numa área ainda não abrangida pelo rastreio, peça ao seu médico para fazer uma mamografia regularmente a partir dos 45 anos).
  • Se você tem fatores de risco como, por exemplo, história familiar, consulte o seu médico, pois pode ter de iniciar a prevenção antes dos 40 anos.

Para mais informação, consulte a Associação Laço.

Créditos da matéria: Viver Menopausa


Licença:


CC Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0


Autor: dhammza

Parte superior do formulário



Comentários

  1. Thanks a ton for stating your opinions. Being a writer, I am always in need of unique and different solutions to think about a topic. I actually uncover fantastic creativity in doing this. Many thanks

    ResponderExcluir
  2. Anônimo fiquei feliz por sua visita,mas gostaria de saber seu nome...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que bom que você chegou até aqui.
Fiquei super feliz com sua visita...vou amar ler seu comentário.

** Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir sua visita.

Postagens mais visitadas deste blog

"Bolsa porta moeda em crochê"

Olá meninas(os)tudo tranquilo? Hoje venho mostrar essa fofura que estou louca para fazer e se você também se encantou corre e faz também ,o tutorial você encontra aqui ,beijinhos e atê a próxima.

Boneca de pano para uma princesa

Eu ando sumidinha mas só nas postagens,todos os dias sempre dou uma passada nas amigas aqui tão talentosas,hoje venho postar uma arteirice bem principiante,minha sobrinha de oito anos me pediu uma boneca de pano,isso foi no domingo passado e eu como tia coruja que sou fui no mesmo instante procurar na net moldes de boneca de pano e apareceram tantas ... Eis aqui a minha arteirice...rs...espero que gostem, ela(minha sobrinha amou)...ufa que bom....


Eis aqui os moldes da boneca de pano...só não lembro o local que retirei estes moldes,caso você saiba pode postar a origem que eu darei os créditos para a mesma...

Colcha de retalhos de cetim já terminada,aff

Enfim meninas terminei minha colcha de retalhos que estava quase dando cria,rs.... Segue as fotos,espero que gostem...